Um ano vivendo em Treviso.

Um pouquinho sobre nossa trajetória de vida em Treviso depois de um ano morando aqui.

Marcelo Alfonso Schiavini

1/6/20252 min read

Olá a todos os leitores!

O post de hoje, será para trazer um pouco sobre a nossa vida aqui na Itália, após decorrido o período de 1 ano, na cidade de Treviso - Vêneto - Itália.

"Chegamos aqui em 12 de dezembro de 2023, já durante o período de inverno e natalino. Já de início ficamos bastante encantados com o charme da cidade e com o cuidado de como tudo foi organizado. Eventos e decorações natalinas com muitas luzes e enfeites por todo o centro histórico de Treviso. Feirinhas de natal com produtos típicos, artesanato, muita comida boa e vinho...

O início de vida em qualquer local em que se escolhe emigrar nunca é fácil... Digo sempre que necessita de um bom planejamento financeiro e muita paciência. Hoje, a questão de encontrar um aluguel, sem sombra de dúvidas é a parte mais difícil. Sem conseguir firmar sua residência na Itália, você acaba ficando travado e não consegue regularizar os documentos de maneira rápida. Mesmo já sendo cidadão italiano, você deverá fazer sua identidade e se cadastrar no sistema de saúde público (Tessera Sanitaria). Caso seu cônjuge não possua cidadania italiana ou europeia, será necessário pedir o "permesso di soggiorno" na "Questura". Porém o trâmite do "permesso" aqui está demorando meses, em alguns caso até 1 ano de espera pelo atendimento no órgão responsável. É uma situação bastante incômoda, porém não há o que fazer além de esperar.

Com relação a trabalho, posso dizer que ao menos aqui no Vêneto existem muitas vagas abertas para o setor de logística, motoristas, fábricas entre outros. Eu comecei em uma empresa via agência de empregos que se chama Lavoro Più e consegui ser contratado diretamente pela empresa depois de quase 7 meses trabalhando ali. Atualmente meu contrato é indeterminado e abre muitas portas aqui na Itália, seja para conseguir alugar um imóvel ou até mesmo financiar. Mas devo admitir que esse período com contratos curtos (determinados) é bastante desgastante. Minha esposa trabalha home office como advogada e assim conseguimos levar em paralelo nossa empresa de assessoria, pois é muito importante diversificar a fonte de renda, principalmente no início da vida aqui na Itália.

De modo geral estamos muito felizes, nada é perfeito na vida... porém é nítido a diferença de qualidade de vida em situações cotidianas. Treviso é uma cidade tranquila, não muito grande, mas que te dá acesso a tudo, com trens, e aeroportos (aeroporto de Treviso e Veneza), fazendo com que você esteja conectado com o transporte para toda a Europa e também fora dela.